sexta-feira, 1 de março de 2013

"Amigos do Paralítico"


"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."
João 15:13

Amigos são aqueles que estão sempre ao nosso lado, sejam em momentos de alegria, mas também em momentos de angústia, assim como nós precisamos de amigos, no céu não é diferente, podemos ver isso na bíblia quando houve uma conversa entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo: "Façamos o homem a nossa semelhança" (Gênesis 1:26). Na bíblia até Jesus no momento difícil em sua vida, quando estava no Getsêmani, passando por uma angústia, chamou Pedro Tiago e João, os discípulos mais chegados, dizendo: "Fiquem comigo, orem comigo, pois minha alma está triste. Eu não quero ficar só" A bíblia ainda nos diz que não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2:18). 
Há várias histórias na bíblia que se referem a amigos, mas uma me chamou a atenção, talvez você já tenha até lido esse texto e não viu desta forma, em Marcos 2, vemos a história de quatro homens, amigos do paralítico. Nessa história, podemos tirar várias lições, uma delas é amizade, esses quatro homens foram determinados, compromissados e criativos. Determinados, pois apesar de toda dificuldade do paralítico, eles não desistiram e fizeram de tudo para levá-lo até Jesus. Compromissados, pois a vida que aquele paralítico vivia, eu acredito, que era angustiante e ele deveria estar abatido, e seus amigos, se fosse no dia de hoje, poderiam levá-lo a um bar ou numa boate, mas saberiam que isso não o tornaria curado. Muitos dizem ser nossos amigos, mas para onde estão nos levando? Qual o convite que temos recebido? Os amigos sabem o que fazer, eles são criativos. Imaginemos uma casa cheia de gente, era tanta gente que não dava nem para passar pela porta. O que eu quero dizer, é que amigos verdadeiros estão dispostos a abrir portas, e mesmo que não tenha, eles criam, nem que seja no telhado, como vemos na história. 
No versículo 5 "E Jesus vendo-lhes a fé" Jesus não estava falando da fé do paralítico, mas da fé de seus amigos e por causa da determinação, do compromisso e da criatividade de seus amigos, Jesus lhes disse:"Você vai ser curado!" Nesse trecho quero refletir o seguinte. Quantos de nós estamos dispostos a colocar nossos amigos diante de Jesus? Sabe queridos, ás vezes não podemos resolver os problemas de nossos amigos, como esses homens não podiam curar seu amigo paralítico, mas como esses homens, nós podemos levar nossos amigos até Jesus. No texto, vemos ainda que Jesus não disse: "A tua fé te salvou". Mas vendo a fé de seus amigos disse: "Filho, perdoados estão os teus pecados". Existem pessoas que são levadas até Jesus que precisam de perdão pelos pecados. Elas só serão curadas quando seus pecados forem perdoados. 
Por fim, Jesus disse: "Pega a tua cama e vá embora". Essa cama simboliza a derrota que carregava aquele paralítico. Mas que agora, ele estava carregando com suas próprias mãos, como um troféu quando se recebe uma vitória, e ele recebeu: Foi curado! Ás vezes nos sentimos derrotados em algumas situações das nossas vidas, mas Deus sempre tem a vitória nas mãos. Creia! 
Essa história nos ensina muitas coisas, e que nós venhamos refletir como estamos de amigos, quantos amigos estamos fazendo. Será que somos como os amigos do paralítico? Será que estamos dispostos a carregar nossos amigos até Jesus? Ás vezes não é de recursos materiais que nossos amigos precisam, mas de um ombro amigo, uma palavra de encorajamento, e até que falemos de Jesus. Que sejamos amigos verdadeiros, determinados, compromissados e criativos como os amigos do paralítico. Vamos estar dispostos a levar nossos amigos até Jesus, e acima de tudo, vamos ser amigos de Deus.

 Natany Maciel


P.S.: Escrevi esse texto baseado em um livro que li uma vez: "Amigos do Paralítico". E depois de alguns anos ao ler Marcos 2, me lembrei do livro e Deus falou muito ao meu coração, por isso quis compartilhar com vocês! 
God bless you ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu sentimento aqui!